A JuLaw tomou conhecimento que no passado dia 20 de Outubro do corrente mês, a jovem de 22 anos, Yodah Dinamene de Matos João Luís, licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho, recebeu do Reitor da Universidade Agostinho a Menção Honrosa de Melhor Estudante do curso com média de 15 valores.

A novidade não foi só pela sua média, mas também por ter sido a primeira mulher a atingir a maior média no final do seu curso de Direito. Apesar de existirem testemunhos que existência de médias superiores a esta nos anos anteriores, a JuLaw não encontrou nenhuma fonte escrita sobre o assunto, pelo que ficamos com o compromisso de elaborar uma outra matéria a explorar o tema na FDUAN.
Em conversa com a JuLaw sobre quem foi a sua maior inspiração dentro da sua Faculdade, Yodah de Matos mencionou que a sua principal inspiração durante o seu percurso académico foi a sua querida mãe, Olívia de Matos:
Posso dizer que quem me inspirou, que me dedicasse cada vez mais e mais, não foi alguém da faculdade, mas sim a minha própria mãe. Devo tudo a minha mãe Olívia de Matos, por me apoiar, por me compreender e por me incentivar todos os dias a ser a melhor.
Yodah Dinamene de Matos
Dediquei-me para ser o orgulho da minha mãe…e hoje tudo valeu a pena.

A vida de um estudante universitário em Angola, não é fácil e para a Yodah de Matos, foi complexa. Filha única e criada exclusivamente pela sua mãe, Yodah de Matos, mostra gratidão e admiração pela sua mãe, pois apesar de várias dificuldades que ambas passaram, conseguiu garantir com êxito a formação da sua filha.
Sou filha única de uma mãe solteira. Sou uma jovem que desde muito pequena sempre teve vários problemas de saúde e independente disso e das várias outras dificuldades que passámos, na idade que ela tinha, ela ainda decidiu concluir os estudos e tornar-se engenheira informática.
Yodah de Matos
Actualmente, Yodah de Matos está focada na sua carreia profissional, focando na Advocacia, e académica, focando na Docência:
Em princípio estou a focar-me em fazer o estágio da advocacia, em exercê-la e em ser docente universitária (Monitora na cadeira de Direito do Comércio Internacional na faculdade onde me licenciei).
Yodah de Matos
Como áreas de actuação, a Jurista Yodah de Matos pretende trabalhar na área do comércio internacional bem como no gabinete jurídico de alguma petrolífera.
A JuLaw deseja sucesso na sua nova fase e parabéns pela sua primeira de muitas conquistas.
Que todos os estudantes se revejam na história de Yodah de Matos, para que sirva de motivação na caminhada académica.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e faça a sua subscrição na maior plataforma jurídica da lusofonia.