Resumo
O presente artigo tem como foco abordar a questão do abuso sexual contra menores, destacando a contribuição de diversas correntes de teorias psicológica, biológicas e sociais que tiveram impacto na compreensão do acto abusivo.
O objectivo principal da pesquisa é compreender as motivações psicossociais que influenciam o abuso sexual à menores.
Para o efeito, foram inqueridos 60 indivíduos em cumprimento de pena privativa de liberdade pelo crime de abuso sexual de menores, numa população de aproximadamente 600 reclusos.
A pesquisa é quantitativa, apoiando-se no modelo descritivo para explicar os factos, sendo que foram aplicadas diversas técnicas para recolha de dados, nomeadamente a inquérito e analise documental.
Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que muitos factores contribuem para surgimento do abuso sexual a menores em angola, destacando-se a falta de ocupação seria, exposição excessiva a filmes pornográficos, as crenças sobrenaturais, bem como facilidade de acesso a vítima e oportunismos ambientais.
Nos últimos anos temos visto casos e mais casos de crianças vítimas de abuso sexual que têm vindo à tona, no entanto, a incidências pode ser bem maior do que as estatísticas nos mostram.
Palavras-chaves: abuso sexual, crianças, adolescentes
Continue a leitura: