Você está visualizando atualmente ENTENDA O QUE É O CYBERCRIME

ENTENDA O QUE É O CYBERCRIME

Por: Olof Malulo, Jurista.

A informática aos longos dos últimos anos vem trazendo desafios ao direito e com isto, querelas doutrinárias, onde quer que a mesma intervenha. 

Segundo HELENA CARRAPIÇO, “a tecnologia é uma faca de dois gumes: se pode ser manipulada no âmbito de atividades ilícitas, também pode ser utilizada para combater estas últimas[1]”, deste modo podemos entender que, do mesmo jeito que é utilizada para praticas ilícitas, podem também os operadores do direito utiliza-la para realização da justiça.

No presente artigo tem-se como objectivo dar notas introdutórias e objectivas, de forma simples sobre cybercrime ou crime cibernético, como funcionam ou como são praticados, alguns dos tipos mais frequentes de ataques, bem como algumas medidas de prevenção aos mesmos.

Cybercrime o que é?

Considera-se Cybercrime toda e qualquer actividade criminosa que envolva um computador, um dispositivo em rede ou uma rede.

Normalmente os cybercrimes são realizados com objectivo de obter vantagens financeiras para os cybercriminosos, por outro lado, fora a obtenção de vantagens financeiras de forma ilícita, alguns destes crimes são praticados com o objectivo de obter informações privilegiadas, infectar outros utilizadores de forma propositada, divulgação de informação ilgeal, cometimento de fraudes, bem como destruir outras máquinas. Além dos crimes acima mencionados, segundo o blog Techtarget em cybercrime, os malware (qualquer software intencionalmente feito para causar danos a um computador, servidor, cliente, ou a uma rede de computadores)[2], são das muitas formas de praticar cybercrimes.[3]

Como funciona? 

Normalmente este tipo de crime ocorrem de várias formas e com inúmeros motivos, desde espionagem seja por parte dos Estados, seja por entidades não governamentais para efeitos de concorrência, ou pessoas singulares motivadas por razões como vingança, bulling, ou até mesmo por diversão.

Segundo a plataforma Celerbit (2018), os cybercrimes podem ocorrer de duas formas, por intermédio de ataques directos ou realizado por intermédio das redes sociais. Nos ataques directos o cybercrime tem como objectivo um alvo em específico seja ele pessoa física ou jurídica, já os ataques nas redes sócias, normalmente não existem alvos em específico, qualquer pessoa/entidade pode ser vítima.

Os tipos mais frequentes?

Dentre alguns dos cybercrimes mais frequentes podemos destacar:

  • phishing: utilizando mensagens de correio electrónico falsas para obter informações pessoais dos utilizadores da Internet;
  • utilização indevida de informação pessoal (roubo de identidade);
  • hacking: encerramento ou utilização indevida de websites ou redes informáticas;
  • espalhar ódio e incitar ao terrorismo;
  • distribuição de pornografia infantil;
  • aliciamento: fazer avanços sexuais a menores[4].

Algumas formas de prevenção

Como forma de nos prevenirmos de alguns destes ataques podemos tomar as seguintes precauções de acordo a Celerbit:

  • Ter cuidado ao navegar na internet;
  • Não abrir emails suspeitos que possam conter anexos maliciosos, e que são enviados por remetentes desconhecidos;
  • Cuidado com links e imagens com ofertas muito especiais e duvidosas;
  • Mantenha o antivírus e a firewall sempre atualizados;
  • Para as empresas é importante informar e formar os seus colaboradores (pois a prevenção é a melhor forma de se proteger);
  • Controle os acessos de dados;
  • Reforce o sistema de endpoints;
  • Implemente aplicações de segurança em dispositivos móveis;
  • Usar sistemas wifi com tecnologia de prevenção de intrusos;
  • Tenha um sistema de backup frequente[5].

Agora já poderá ter mais atenção ao seu sistema uma vez que já sabe o que é cybercrime, mantenha-se actualizado.

A atenção e a prevenção são as melhores formas de proteger-se de ataques cibernéticos, bem como a denúncia as autoridades de qualquer actividade suspeita.


[1] CARRAPIÇO Helena, O Crime Organizado e as Novas Tecnologias: Uma faca de dois gumes, p. 177. Disponível em http://www.idn.gov.pt/publicacoes/nacaodefesa/textointegral/NeD111.pdf consultado em 10-07-2022.

[2] Belcie Ivan, O que é malware?, Disponível em https://www.avast.com/pt-br/c-malware, consultado em 15-07-22.

[3]Brush Kate, Rosencrance, Cobb Michael, Definicion cybercrime, Disponivel em https://www.techtargt.com/definicion/cybercrime, consultado em 15-07-22 

[4] Disponível em https://www.government.nl/topics/cybercrime/forms-of-cybercrime, consultado em 14-06-22.

[5]Disponível em  https://celerbit.pt/empresa/cibercrime-perceba-como-funciona, consultado em 14-06-22.

Deixe um comentário