Você está visualizando atualmente Avaliação de Desempenho dos Funcionários das Organizações Públicas e Privadas.
Imagem: blog do lugarh

Avaliação de Desempenho dos Funcionários das Organizações Públicas e Privadas.

Avaliação é um substantivo feminino que pode significar acto de avaliar. São sinónimos de avaliação; apreciação, estimativa, juízo etc.

No contexto organizacional, o termo é mais conhecido como avaliação de desempenho, que é definida como apreciação do trabalho e do comportamento de um funcionário ou trabalhador dentro de uma organização. A avaliação de desempenho, é efetuada com base nos objectivos e programas estabelecidos pelos responsáveis da organização e os resultados alcançados pelos trabalhadores.

O que deve ser avaliado?  

Todo trabalho para ser realizado, precisa-se de uma series de requisitos necessários de modo a permitir a realização da respectiva tarefa, assim, é necessário que as condições e equipamentos de trabalhos, estejam garantidos aos trabalhadores com objectivo de permitir que os realizam as actividades com maior precisão.

Como é sabido que antes de se criar o trabalho, é necessário garantir as condições, equipamentos que possibilitam o trabalhador realizar as suas tarefas sem nenhuma dificuldade. Por exemplo, garantir infiras- estruturas (seguras), equipamentos ou ferramentas em perfeitas condições aos trabalhadores, condições sanitárias, refeitórios, meios de locomoção, ambiente de trabalho sadio entre outros elementos fundamentais para o trabalho de acordo com o tipo de actividade da organização.

Quanto ao pessoal, deve se ter em conta o processo de admissão, o profissional a admitir, o seu perfil vai de encontro com a função ou a categoria a ocupar? possui aptidão e capacidade física para desempenhar a respectiva função? Passou por testes e formação antes de ocupar o posto de trabalho? possui condições de trabalhos adequado ao trabalho que desempenha?. Estas e outras questões são fundamentais para o processo de avaliação do desempenho do pessoal de modo a obter-se um resultado satisfatório.

Quem devemos avaliar?

No processo de avaliação de desempenho é importante sabermos antes as condições de trabalho existente aos trabalhadores. Em seguida, avaliar actividade do trabalho, se o mesmo está a ser efectuado com qualidade, ética e profissionalismo. Posteriormente, o comportamento, responsabilidade, comprometimento do trabalhador com o trabalho, neste caso; a pontualidade e assiduidade ao trabalho, o cumprimento das tarefas, a forma de apresentação ao trabalho, a higiene pessoal e do local de trabalho, a competência, a capacidade do mesmo na abordagem de determinados assuntos, o trabalho em equipa e a capacidade de liderança de equipa.

Finalmente, depois de ter estes todos resultados, pode-se estabelecer a qualificação do desempenho das tarefas do trabalhador.

Os chefes também devem ser avaliados pelos técnicos…

Para uma melhor e perfeita apreciação e justiça, avaliação feitas somente aos funcionários de base não basta, isto porque, os funcionários cumprem com os programas traçados pelos titulares de cargos de direção e chefia, as condições de trabalhos são garantidas por estes responsáveis, assim, os mesmos não deixam de serem funcionários que precisam de possuir qualificações, aptidões e competências para exercício das suas funções.

Muitas das vezes, as suas competências e qualificações são do domínio dos funcionários da instituição que dirige, no entanto, há a necessidade de os mesmos também serem avaliados pelos próprios funcionários com a seguinte justificação:

  • Princípio de igualdade nos termos do artigo 23º da C.R.A;
  • Justiça;
  • Responsabilidade e respeito mútuo.

Avaliação de Desempenho dos Professores

Os professores além das avaliações feitas sobre os alunos, estes também deveriam ser avaliados pelos próprios alunos de modo a evitar, as reprovações abusivas dos alunos pelo incumprimento dos caprichos dos professores, abusos sexuais as alunas e as violações das alunas de menor idade. Isto permitirá mais exigência e qualificação do professor dentro da sala de aula, porque este estará obrigado a dedicar-se mais ao trabalho e pautar por uma conduta positiva sobe pena de ter uma avaliação negativa diante dos alunos.

Caso haja uma dificuldade por parte da organização de implementar o sistema de avaliação, pode-se optar em terceirizar o serviço, isto é, criar um órgão independente dentro ou fora da instituição para realizar a referida tarefa. Com o objectivo de obter um processo de avaliação transparente e justo.

Com este sistema de avaliação, poderá ajudar a obter uma melhor apreciação da prestação do trabalho do pessoal e das organizações, como também a garantia das condições de trabalho de acordo o parecer da comissão ou do órgão avaliador.

Contudo, a metodologia de avaliação de desempenho do pessoal e dos serviços, poderá contribuir no fortalecimento, qualificação dos serviços e dos trabalhadores, em consequência, maior produtividade a organização poderá alcançar e mais profissionalismo e qualificação dos funcionários.

Deixe um comentário