Você está visualizando atualmente MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Imagem: blog da escuta corporativa

MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Avaliação de Desempenho Profissional do Âmbito da Administração Municipal do Lobito.

Américo Ernesto MARIANO[1]

RESUMO

O presente artigo discute a problemática da Motivação e Desempenho na Administração Pública, contextualizada à Avaliação de Desempenho Profissional no âmbito da Administração Municipal do Lobito, o qual parte de uma análise motivacional à luz do modelo de avaliação de desempenho profissional utilizado pelo Estado. Este artigo buscou analisar a motivação e avaliação de desempenho como instrumento de avanço na Administração Pública e, em particular na Administração Municipal do Lobito, verificando a influência deste factor no atendimento dos servidores lotados na Administração.

Palavras-Chave: Motivação, Avaliação de Desempenho, Administração Pública.

MOTIVATION AND PERFORMANCE IN PUBLIC ADMINISTRATION: Evaluation of Professional Performance within the Lobito Municipal Administration

ABSTRACT:

This article discusses the issue of Motivation and Performance in Public Administration, contextualized in the Evaluation of Professional Performance within the Lobito Municipal Administration, which starts from a motivational analysis in light of the professional performance evaluation model used by the State. This article sought to analyze the motivation and evaluation of performance as a tool for advancement in Public Administration, and in particular in the Municipal Administration of Lobito, verifying the influence of this factor in the attendance of crowded servers in the Administration.

Keywords: Motivation, Performance Evaluation, Public Administration.

Sumário: Introdução; 1. Revisão da Literatura; 2. Entendimento Conceitual de Avaliação de Desempenho; 3. Fundamentos da Administração Pública; 4. Questionário e Descrição dos Resultados; 5. Análise e Discussão dos Resultados; Conclusão; Sugestões; Referências Bibliográficas; Anexo: Notação Anual do Pessoal.

INTRODUÇÃO

A motivação é usada hoje, tanto na Administração Pública como privada, constituindo uma ferramenta indispensável para se alcançar os objectivos de forma eficiente e eficaz. Cada vez mais, a motivação está ligada a um bom desempenho dentro dos diversos sectores do serviço público e torna-se num factor indispensável para todos os sectores da Administração Pública. Está pesquisa visa analisar a motivação e o desempenho, tendo em consideração o modelo de avaliação de desempenho profissional, para verificar o grau de satisfação dos funcionários da Administração Pública à luz da realidade da Administração Municipal do Lobito, assim consideramos: 1) Distinguir as principais teorias da motivação de alguns pensadores, por formas a providenciarmos estratégias que motive os funcionários da Administração Municipal do Lobito, para melhor empenho e produtividade laboral; 2) Identificar por meio de questionário estratégias para melhor satisfação das necessidades dos funcionários, tendentes à melhor satisfação das necessidades dos peticionários aquando o exercício da actividade laboral;

O ambiente económico atual está cada vez mais competitivo, obrigando as organizações a tornarem-se mais eficientes e eficazes e isso só conseguem alcançar por intermédio de pessoas. Por isso, a questão “pessoas” tem vindo a evoluir ao longo do tempo, ganhando cada vez mais ênfase dentro da organização. A construção do perfil dos colaboradores torna-se então vital para a “saúde” da organização. Hoje em dia as organizações apostam fortemente nos seus colaboradores, começando com recrutamentos e selecções mais eficientes e pormenorizados e com formações e várias formas de retenção, para manter aqueles mais competentes. As Administrações incluindo a do Lobito, apesar da sua organização, estrutura e funcionamento estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências constantes, que influenciam negativamente no empenho do trabalhador, pondo muitas vezes em causas os objectivos para os quais a instituição se propõe, surgindo desta feita à necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficiência e eficácia de forma a sobreviver no mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

A investigação levada a cabo prende-se em responder a seguinte pergunta: Quais são as causas da motivação que impulsionam o desempenho dos funcionários e agentes da Administração Púbica?

H[2]: Partindo do pressuposto de que a motivação está directamente ligada ao bem interior de cada pessoa, observa-se que na Administração Pública a remuneração ainda é insignificante, sendo que os funcionários e agentes Público não sentem-se realizados com os salários que recebem. Pelo que, as causas da motivação que impulsionam o desempenho dos funcionários e agentes da Administração Pública têm a ver com a existência de um ambiente laboral salutar na base do respeito entre os colegas, orientações devidamente emanadas pelos superiores hierárquico, o reconhecimento laboral pelo superior hierárquico, e salário justo.

METODOLOGIA

A metodologia de investigação tende encontrar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar as suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações da sua utilização. Com um cunho, analítico e descritivo, começaremos por fazer um enquadramento teórico na sua ligação com o levantamento dos fenómenos e factos da motivação e o desempenho na Administração Pública, do modelo e do processo de avaliação de desempenho profissional na Administração Pública, voltado para a Administração Municipal do Lobito. Outrossim, através de uma hermenêutica que se fez aos pensamentos dos pensadores como: Maslow, Maximiano, Skinner, Kurt Lewin.

Por ser um tipo de pesquisa quantitativa e qualitativa, elaborou-se um questionário dirigido á 50 funcionários da Administração Municipal do Lobito, cuja selecção obedeceu critérios de selecção aleatória. Por outra, para melhor percebermos à análise dos dados apresentados optamos pelo gráfico circular, dividindo o número de frequência das respostas pela amostra de modo a obtermos a representação individual em percentagem.

Continue a ler no documento abaixo:


[1] Jurista, Consultor Fiscal e Tributário.

[2] Urgi a necessidade de levantarmos está hipótese, que no final poderá se confirmar ou não.

Deixe um comentário