Introdução
Este artigo tem como escopo central mostrar que a crise na formação dos profissionais do Direito em Angola, ou simplesmente, a crise na educação jurídica exige fundamentalmente uma alteração ao modelo de ensino do Direito, baseando-se no princípio de gestão de competências para garantir maior qualidade à formação profissional dos operadores do Direito.
Actualmente, no modelo de formação académica não são veiculados elementos fundados no desenvolvimento e na exploração de competências profissionais, tais como, habilidades e atitudes do profissional, produção de conhecimento, desenvolvimento de uma educação para o mercado de trabalho e efectivo exercício da profissão, uma vez que, apenas são consideradas as variáveis de ensino teórico e o seu relacionamento com a prática.
Aliás, este seria o modelo de formação ideal e transversal a todas as actividades de mercado, sendo que apenas dessa forma se torna eficaz a praticidade de qualquer competência e conhecimento.
Desta forma, dividiremos o estudo em quatro pontos: O primeiro aborda a análise da crise na formação dos profissionais do Direito; o segundo versa sobre a transformação da realidade; o terceiro atende a nova realidade global – sociedade em rede; o quarto e último estuda o novo paradigma de formação, pautado na competências, conhecimento, habilidades, atitudes.
Eis o artigo na íntegra: